Cirurgias odontológicas ou cirurgias orais são todas aquelas realizadas pelo cirurgião-dentista na cavidade bucal. Elas são indicadas pelos profissionais da Odontologia para prevenir ou reabilitar a saúde bucal dos pacientes.
São muitos os procedimentos possíveis de serem realizados pelos cirurgiões-dentistas. Neste post vamos citar algumas das cirurgias odontológicas mais comuns:
Cirurgia oral menor
A cirurgia oral menor é aquela que pode ser realizada no próprio consultório ou clínica odontológica. São aquelas que envolvem um risco menor e são bem cotidianas. É o caso da extração dentária, por meio da exodontia. A extração do dente do siso é a mais recorrente. O dente do siso aparece após a evolução da arcada dentária dos indivíduos, o que pode trazer complicações aos pacientes. Por este motivo, a retirada está entre as cirurgias odontológicas mais comuns.
A cirurgia oral menor geralmente é realizada somente com a aplicação da anestesia local pelo próprio cirurgião-dentista e a recuperação dos pacientes ocorre de forma rápida.
Remoções de cistos
Os cistos na cavidade bucal podem ter origem congênita (desde o nascimento) ou com o desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, por exemplo. Mas em ambos os casos, a remoção é necessária por meio das cirurgias odontológicas.
A retirada de um cisto também é um procedimento considerado simples, com a diferença de que este deve ser enviado para biópsia a fim de investigação. O tratamento posterior dependerá do resultado desta análise.
Cirurgias odontológicas gengivais
As cirurgias odontológicas gengivais são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais, que são aquelas nas quais a infecção bacteriana afeta os tecidos gengivais e estruturas ósseas dos dentes.
Com o avanço das doenças periodontais ocorre o desenvolvimento da chamada bolsa periodontal, desenvolvida com o acúmulo da placa bacteriana abaixo da linha da gengiva. Nestes casos, a indicação mais comum entre os cirurgiões-dentistas é a realização do ‘retalho gengival’, para limpeza e redução da bolsa.
Outras cirurgias odontológicas realizadas em casos de doenças periodontais envolvem a gengivectomia para remoção do excesso do tecido gengival, e a gengivoplastia para remodelagem do tecido gengival que permaneceu saudável após o desenvolvimento da doença.
Enxertos ósseos para implantes dentários
A colocação de implantes dentários tem crescido bastante entre as cirurgias odontológicas. Esta nova estrutura no osso maxilar envolve diversos cuidados do cirurgião-dentista e sua equipe. Isso porque o osso deve estar bem posicionado e adequado para receber o implante, que envolve o pino metálico e a colocação da coroa.
O enxerto ósseo é o procedimento indicado para preparar a boca para receber o implante dentário. Em caso de ossos mandibulares ‘muito finos ou moles’, o implante pode ser malsucedido.
Cirurgia ortognática
As cirurgias odontológicas ortognáticas são aquelas que alteram a posição da mandíbula dos pacientes. Estas geralmente são realizadas em adultos, já que crianças e jovens podem contar com correções por meio dos aparelhos ortodônticos.
A correção se faz necessária quando a posição inadequada causa dores mandibulares e também alterações na mordida dos pacientes. Para o reposicionamento, os cirurgiões-dentistas utilizam placas e parafusos de titânio, mesmo material dos implantes dentários.