Orientações Nutricionais
Finalizada a cirurgia surge a dúvida, o que devo comer...qual será minha dieta? Em geral, o adulto deve ingerir de seis a oito copos de líquidos por dia. Nossa necessidade de caloria total pode ser estimada em 15 Kcal por quilo de peso corporal por dia. Novamente, para o adulto médio, isso se traduz em cerca de 2.000 Kcal por dia. A necessidade de proteína pode aumentar ainda mais após a cirurgia, bem como, para promover a cicatrização.
Em cada caso a demanda nutricional é diferente, em cirurgias de menor complexidade, como a remoção de dentes, a colocação de implantes dentários, biópsias e outros procedimentos similares, não necessitam de um aumento significativo em nutrientes. É sugerido uma dieta líquida ou pastosa por um tempo curto para tornar-se mais confortável e evitar inadvertidamente ferir seu sítio cirúrgico. Muitas vezes, após a remoção do dente, sugere-se que as atividades que podem perturbar fisicamente a coagulação e a cicatrização devem ser evitadas.
Casos de cirurgia ortognática imediatamente após a cirurgia, o inchaço pode dificultar o consumo de qualquer alimento sólido. Durante este período de tempo, que pode durar vários dias, todos os alimentos serão consumidos na forma líquida, um desafio dado ao paciente adulto que precisa de nutrição diária.
Uma vez que os fluidos permanecem como o nutriente mais importante, especial atenção deve ser direcionada no sentido de assegurar que você obtenha de 6 a 8 copos de fluídos por dia. Satisfazer as necessidades calóricas também pode ser um desafio nesta fase. Muitas propriedades de suplementos nutricionais estão disponíveis, devido à sua alta densidade calórica e equilíbrio de proteínas, calorias e vitaminas, ajudarão você a alcançar seus objetivos. Marcas como Ensure® e Sustacal® estão disponíveis em qualquer farmácia para compra em balcão.
Após esta breve dependência dos líquidos, é provável que uma dieta semissólida (não mastigar) seja recomendada. Esta dieta pode ser de consistência que pode ser consumida sem morder ou mastigar. Muitas de suas escolhas alimentares regulares são susceptíveis à sua disposição, tais como ovos mexidos, panquecas macias, massa bem cozida, peixe, etc. Lembre-se é muito importante evitar pressões no local da cirurgia até a cicatrização finalizar. Esta dieta de não-mastigação deve ser mantida até que o cirurgião bucomaxilofacial aprove uma mudança para uma dieta mais sólida. Isto pode permanecer de 3-6 semanas após a cirurgia, embora possa ser maior.
Elaboramos um e-book com dicas de dieta pós-cirúrgica que disponibilizamos aos nossos pacientes para melhor superarem esta etapa.