Na elaboração do plano de tratamento ortodôntico convencional ou de preparo para cirurgia ortognática muitas são as vezes que as extrações dentárias estratégicas se fazem necessárias. Cabe ao Cirurgião a condução do caso, executando o procedimento solicitado, sendo a remoção de pré-molares e terceiros molares os mais comuns, de forma minimamente traumática e cuidadosa.
A ancoragem esquelética se dá através de dispositivos que ficam temporariamente fixos na maxila ou mandíbula, e o apoio ósseo gerado para mecânica ortodôntica permite certos tipos de movimento dental, revolucionando verdadeiramente a Ortodontia.
Os ortodontistas indicam as ancoragens esqueléticas na solução de casos clínicos complexos, principalmente em pacientes adultos, visando alcançar os resultados estéticos e funcionais desejados.
Há vários modelos de ancoragens esqueléticas: os mini-implantes que são menores e indicados para movimentos pequenos e as miniplacas de ancoragens que são indicadas para movimentos maiores.
O tamanho reduzido do mini-implante dentário permite a sua colocação em vários locais da boca, seja na mandíbula, na maxila ou palato. Além disso, podem ser inseridos em espaços menores, como entre as raízes dentárias, de acordo com cada caso.
As miniplacas tem menores índices de insucesso, suportam maior quantidade de carga, há possibilidade de transladar dentes na área em que a miniplaca está instalada, há possibilidade de realizar diferentes mecânicas simultaneamente e, principalmente, a facilidade de lidar com efeitos colaterais. Os tratamentos ortodônticos realizados com o auxílio dessas miniplacas são, geralmente, mais rápidos.
Casos que eram impossíveis de serem tratados sem extrações dentárias e/ou cirurgias invasivas, atualmente com o auxílio de ancoragens esqueléticas, pode ser possível alcançar a estética do sorriso ideal só com a ortodontia.
O tracionamento nada mais é do que o tratamento ortocirúrgico de um dente que permaneceu incluso finalizada sua formação e fase de erupção esperada. Os caninos representam os dentes em que mais vezes este procedimento é utilizado. O objetivo é colocá-los na arcada dentária em condições estéticas e funcionais normais.
Com o adequado planejamento conjunto entre Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial o cirurgião realiza o acesso ao dente incluso e pela colagem de um dispositivo próprio o tracionamento ortodôntico é executado pelo (a) ortodontista.
Exames de imagem, em especial as tomografias, fornecem valiosas informações e auxiliam na estratégia cirúrgica.
Para melhor entendimento da sua necessidade, agende uma consulta de avaliação com o Dr. Cardart. Avaliaremos com carinho a sua necessidade e ofereceremos as melhores soluções para você e seu bem-estar.