Cirurgia Estética

Atualmente a odontologia aliou a seus tratamentos, além da função de tratar os problemas bucais, o benefício da estética facial.

Bichectomia (Lipoplastia facial)

Bichectomia é a cirurgia para remoção total ou parcial das bolas de Bichat buscando uma melhora no perfil facial daquelas pessoas que se incomodam com o formato arredondado de sua face. Em alguns pacientes, devido ao seu volume importante na região das bochechas, essa estrutura anatômica causa um efeito estético indesejado. Além das implicações estéticas, o seu volume pode causar, em alguns pacientes, a dificuldade na mastigação, levando a mordidas frequentes na região das bochechas.

A avaliação clínica é mandatória para indicação da cirurgia, pois nem todos os casos podem ser solucionados apenas com esse procedimento. O procedimento é realizado no próprio consultório odontológico, sob anestesia local (podendo associar-se a sedação oral), com duração média de 40 minutos. A incisão é realizada por dentro da boca, não deixando cicatrizes evidentes, e pela divulsão dos tecidos, o aglomerado de gordura é removido de forma simétrica dos dois lados.

Riscos cirúrgicos são inerentes a todos os procedimentos, e a bichectomia não foge à regra. Complicações como: sangramentos, hematomas, infecções, paralisias faciais, assimetrias pós-operatórias, lesões ao ducto da glândula parótida são descritos na literatura específica. Portanto, o especialista na área de Cirurgia Bucomaxilofacial que pode realizar o procedimento com os protocolos mais seguros e eficazes, e caso complicações ocorram, esse estará apto em tratá-las.

Mentoplastia

O excesso ou a falta de projeção do queixo (mento) nas fotografias são queixas frequentes dos pacientes que buscam atendimento para melhoria do padrão facial. A mentoplastia visa a correção das deformidades no mento, seja ela devido ao posicionamento muito anterior, muito retruído ou até assimétrico.

Alterações nessa região podem ser adquiridas por meio de traumas, problemas no crescimento ou no desenvolvimento da face. A busca pelo resultado estético depende de um correto diagnóstico. Uma sequência de fotografias de face associado a exames de imagem específicos e experiência profissional, garantem um tratamento estético resolutivo para as queixas do paciente. É importante lembrar que o tratamento correto é diferente para cada um dos possíveis diagnósticos, sendo a mentoplastia isolada realizada somente quando existe um problema exclusivo no mento.

O procedimento cirúrgico não deixa cicatrizes aparentes, uma vez que as incisões são feitas pela parte interna da boca. Em média, a partir do décimo dia de recuperação, é possível que o indivíduo retome suas atividades normais, sem excessos. Para que todo o tratamento seja finalizado e o resultado final seja visível, um período de 3 meses é necessário.

Agende sua consulta!

Para melhor entendimento da sua necessidade, agende uma consulta de avaliação com o Dr. Cardart. Avaliaremos com carinho a sua necessidade e ofereceremos as melhores soluções para você e seu bem-estar.