Paciente portadores de deformidade dentofacial são aqueles com problemas severos de má-oclusão e incorreto posicionamento ósseo dos maxilares (maxila e ou mandíbula). Essas deformidades provocam alterações na função mastigatória, respiração, fala e estética facial, podendo causar ainda problemas de ordem emocional como: insatisfação pessoal, baixa autoestima e problemas psicológicos.
Geralmente, os fatores que desencadeiam anomalias do crescimento ósseo na região têm causas genéticas, e quando são acentuadas, acabam causando a desarmonia. Como se trata de um problema originado nos ossos, a sua correção precisa ir além do tratamento com aparelhos ortodônticos.
O tratamento se dá pela combinação de ortodontia, que faz a correção dentária e a cirurgia ortognática, que faz correção esquelética. Por se tratar de uma solução definitiva para solucionar a deformidade óssea, a cirurgia ortognática requer um planejamento prévio cuidadoso por parte do cirurgião bucomaxilofacial, do ortodontista e do paciente. É comum que o uso de aparelho ortodôntico anteceda o procedimento, pois o dispositivo auxilia no posicionamento estratégico dos dentes antes da realização do reposicionamento dos ossos da parte inferior da face.
Essa correção esquelética é previamente planejada (planejamento virtual), são realizados delicados cortes ósseos (osteotomias) na maxila e/ou mandíbula e através de guias cirúrgicos precisos se faz o reposicionamento dos ossos maxilares. Estes são fixados com miniplacas e miniparafusos de titânio e graças a esse tipo de fixação, é possível o paciente sair do procedimento cirúrgico com a boca desbloqueada.
A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que exige perícia e refinamento profissional, oferece basicamente 3 benefícios: a correção funcional, a estética facial e consequentemente o aumento da autoestima e qualidade de vida, de forma muito segura e assertiva. Uma das maiores vantagens dessa técnica é a ausência de cicatrizes, pois a intervenção é realizada por dentro da boca.
A cirurgia ortognática também requer alguns cuidados especiais durante o período pós-operatório. Além de medicação específica, a recuperação total do paciente também envolve repouso, cuidados com a alimentação e fisioterapia.
Em alguns casos, também pode ser necessário que o paciente finalize o processo com a ajuda de outros procedimentos como estética dental, implantes dentários e tratamentos de harmonização facial. O resultado final é notável e trará melhorias perceptíveis para o seu rosto e sorriso.
Para melhor entendimento da sua necessidade, agende uma consulta de avaliação com o Dr. Cardart. Avaliaremos com carinho a sua necessidade e ofereceremos as melhores soluções para você e seu bem-estar.