No mundo da odontologia existem variadas possibilidades de atuação ligadas a situações mais específicas como a periodontia, odontopediatria, odontologia estética, cirurgia buco-maxilo-facial, dentre muitas outras.
Na área da saúde, a odontologia se destaca como uma das partes fundamentais.
O profissional formado em odontologia é conhecido como cirurgião-dentista e possui várias funções importantes ligadas a nossa saúde bucal. Ele cuida de todo o sistema estomatognático, que é formado pela boca, maxilar, ossos da face, além de outras estruturas associadas a essas partes do corpo humano.
O cirurgião-dentista é, de forma geral, responsável por avaliar como está a situação do paciente, identificar possíveis problemas, cuidar da prevenção e fazer intervenções levando sempre em consideração a parte estética, para prover aos que adquirem o serviço, o melhor tratamento possível.
Formação
Para se tornar um cirurgião-dentista, é necessário fazer a graduação no curso de odontologia que é integral e dura de 4 a 5 anos. Esse tipo de curso não pode ser feito no sistema EAD (Educação a Distância), pois lida com um dia a dia muito prático da profissão.
Depois de terminada a graduação, para estar apto a exercer a profissão de maneira legal, é preciso fazer seu registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Com essa formação básica, o dentista pode atuar como um clínico geral. Exercendo essa função ele terá tarefas como realização de limpezas, restaurações, fluorterapia, entre outras, que têm funções gerais ligadas à identificação de problemas, diagnóstico e prevenção.
No entanto, no mundo da odontologia existem variadas possibilidades de atuação ligadas a situações mais específicas como a periodontia, odontopediatria, odontologia estética, cirurgia buco-maxilo-facial, dentre muitas outras.
Por meio de pós-graduações e especializações é possível seguir a carreira em diferentes áreas de atuação. Confira!
Algumas carreiras na área de odontologia
Ortodontia
Nessa especialidade, o dentista se torna apto a trabalhar com técnicas de correção do sorriso. Para isso ele faz uso de aparelhos dentários fixos ou móveis e outros instrumentos. Ao contrário do que se pode imaginar, o cuidado nessa área não é apenas estético, mas tem relação direta com a saúde bucal evitando problemas como a mordida cruzada.
Odontopediatria
É a especialidade voltada para atuação com crianças e adolescentes. Além de identificar e diagnosticar possíveis problemas bucais, a ida a esse profissional é importantíssima na criação dos hábitos de higienização e na hora de evitar traumas nos pequenos.
Dentística Restauradora
Nessa área, o dentista se atenta prioritariamente à aparência dos dentes. Assim, é responsável por identificar o aparecimento de cáries, problemas na estrutura, textura e coloração, dentre outros. Faz uma série de tratamentos para devolver a saúde ligada a estética do paciente.
Endodontia
Esse profissional está apto a fazer o famoso tratamento de canal. Ele trata os problemas que podem surgir na polpa dentária dos pacientes e, caso esteja infeccionado, faz a sua substituição com outro material corretamente.
Periodontia
Esse cirurgião-dentista atua na manutenção dos tecidos que sustentam nossos dentes. Em caso de doenças ou forte presença de tártaro, realizam vários tratamentos como a raspagem de gengiva, para afastar os problemas.
Cirurgia buco-maxilo-facial
Nessa especialidade, o dentista trabalha realizando operações no pescoço, na face ou no maxilar, ao identificar que existem problemas de saúde nessas regiões.
Além dessas áreas, o cirurgião-dentista pode atuar também em consultórios, clínicas, unidades particulares ou públicas, com a docência em universidades e em áreas de pesquisa.